11 de outubro de 2010

Desporto será que inflencia o crescimento das crianças?

As crianças que praticam regularmente desportos de equipa tendem a ser mais saudáveis, tanto do ponto de vista físico como mental, do que aquelas que não o fazem. A relação de causa efeito não é completamente conhecida, mas os resultados de um novo estudo apontam para níveis superiores de bem-estar e satisfação com a vida em crianças dos 12 aos 14 anos. Outros estudos tinham mostrado a mesma relação em adolescentes mais velhos.
Foram cruzadas variáveis de actividade física e percepção de níveis de saúde de 245 crianças de escolas públicas de Ohio, EUA.
Mais de 90 por cento disseram praticar algum tipo de actividade física, enquanto 67 por cento especificaram a prática de desportos de equipa.
Os estudantes descreveram o grau de satisfação com a sua vida e a qualidade da sua saúde.
Entre aqueles que praticam desportos de equipa o grau de satisfação com a vida e a percepção do nível de saúde foram claramente superiores.
Os rapazes que não praticam qualquer desporto de equipa têm cinco vezes mais probabilidades de sentir que a sua saúde não é boa do que os que se envolvem nesse tipo de actividade. Entre as raparigas, aquelas que não praticam desportos de equipa têm 30 vezes mais probabilidades de se sentir pouco saudáveis.
O facto de os desportos de equipa porporcionarem sentimentos de integração e facilitarem a socialização estará, com certeza, entre os factores que levam a que os adolescentes que os praticam se sentam melhor com a vida.
Os resultados do estudo, realizado na Universidade de West Virginia, foram publicados no jornal científico Applied Research in Quality of Life.

Sem comentários:

Enviar um comentário